quinta-feira, 21 de agosto de 2014

"The fighting Temeraire tugged to her last berth to be broken up Painting." - Joseph Mallord William Turner

"The fighting Temeraire tugged to her last berth to be broken up Painting." - J. M. W. Turner

05-PINTURAS...
TODAS AS PINTURAS REQUEREM UM AGLUTINANTE QUE LIGUE OS PIGMENTOS EM SUSPENSÃO E PERMITA UMA BOA APLICAÇÃO A SUPORTES PREPARADOS - MUROS, PAINÉIS DE MADEIRA, LINHO, PAPEL OU TECIDO ESTICADO (TELA). AS PRIMEIRAS FORMAS DE PINTURA ERAM PIGMENTOS LIGADOS POR UMA COLA Á BASE DE AGUA - O MORDENTE - FEITA DE PELE ANIMAL. AS ALTERNATIVAS ERAM AS GOMAS E AS RESINAS DAS ÁRVORES, A CLARA E A GEMA DO OVO E A CERA DE ABELHA. DO SÉCULO XV AO SÉCULO XX A TÉCNICA DOMINANTE FOI O ÓLEO.
--------------
Técnica AGUARELA E GUACHE

Tanto a aguarela como a guache são misturados com goma-arabica. A grande diferença é que a aguarela é transparente enquanto o guache é opaco, devido á adição de giz branco. A aguarela usa o brilho do papel ou de outro suporte para criar uma luminosidade característica. A luz passa através das varias aguadas e é reflectida pelo suporte - por exemplo, o papel branco. A opacidade do guache, também conhecida por corpo da cor, torna-o ideal para varias mãos e a sua capacidade para obter tons contínuos permite um desenho a cheio ou o trabalho de cor plano. A aguarela atingiu o auge na Inglaterra, nos séculos XVIII e XIX, sobretudo com a obra de Joseph Mallord William Turner. Aguarelistas famosos mais recentes incluem Emil Nolde e Paul Klee, que explorou a luminosidade e as propriedades etéreas da técnica.

"The fighting Temeraire tugged to her last berth to be broken up Painting." - Joseph Mallord William Turner

Turner misturou guache com aguarela amarela para iluminar as nuvens sobre o cenário criado pelas aguadas de cor feitas sobre o tom do papel.

Sem comentários:

Enviar um comentário