quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Os esponsais de Arnolfini - Jan Van Eyck

Os esponsais de Arnolfini - Jan Van Eyck

04-PINTURAS...
TODAS AS PINTURAS REQUEREM UM AGLUTINANTE QUE LIGUE OS PIGMENTOS EM SUSPENSÃO E PERMITA UMA BOA APLICAÇÃO A SUPORTES PREPARADOS - MUROS, PAINÉIS DE MADEIRA, LINHO, PAPEL OU TECIDO ESTICADO (TELA). AS PRIMEIRAS FORMAS DE PINTURA ERAM PIGMENTOS LIGADOS POR UMA COLA Á BASE DE AGUA - O MORDENTE - FEITA DE PELE ANIMAL. AS ALTERNATIVAS ERAM AS GOMAS E AS RESINAS DAS ÁRVORES, A CLARA E A GEMA DO OVO E A CERA DE ABELHA. DO SÉCULO XV AO SÉCULO XX A TÉCNICA DOMINANTE FOI O ÓLEO.

----------
Técnica ÓLEOS

O óleo vegetal - sobretudo de noz, papoila e linhaça - já era usado como técnica de pintura antes do Renascimento, mas era mais popular no Norte da Europa.
Foi a perícia dos pintores flamengos como Jan Van Eyck no inicio do século XV que convenceu os Venezianos e depois outros italianos e o resto da Europa que o óleo era a técnica da pintura de cavalete mais adequada, em especial para retratos. Tem como vantagens a força e a flexibilidade. Pode ser aplicado de muitos modos, desde as pinceladas finas, diluídas com terebintina, aos empastamentos. Pode ser trabalhado húmido durante muito mais tempo que os outros meios o que permite a criação de efeitos misturados subtis, ou construído com camadas, de acordo com a técnica de cada artista. Os mestres dos séculos XVI e XVII, de Ticiano a Velásquez exploraram esta nova técnica criando efeitos surpreendentes de cor e luz.

"Os esponsais de Arnolfini" - Jan Van Eyck

Nos pormenores como os vestidos e roupagens iluminadas pela luz do sol vinda da janela, o domínio do óleo de Jan van Eyck produziu detalhes espantosos e matizes subtis de cor.

"Datado de 1434 a noiva leva um manto de cor verde luminoso.Todos sabiam que aquela mulher era muito rica.O Sr.Arnolfini ,o noivo,leva um manto de pele nobre castanho-escuro.Era banqueiro,mas não nobre,se assim fosse ambos iriam vestidos de vermelho.A sua riqueza aprecia-se também pela extensão dos mantos,abundantes dobras,uma cauda e nas largas mangas,uma série de folhos e isto numa época em que os tecidos eram tão caros que "ser rico" equivalia a "estar embrulhado". Contudo naquela época ,esta riqueza ter-se-ia reconhecido á primeira vista apenas reparando no verde luminoso!"

Sem comentários:

Enviar um comentário