quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Sleep for Yvonne Rainer - Robert Rauschenberg

Sleep for Yvonne Rainer - Robert Rauschenberg

07-PINTURAS...
TODAS AS PINTURAS REQUEREM UM AGLUTINANTE QUE LIGUE OS PIGMENTOS EM SUSPENSÃO E PERMITA UMA BOA APLICAÇÃO A SUPORTES PREPARADOS - MUROS, PAINÉIS DE MADEIRA, LINHO, PAPEL OU TECIDO ESTICADO (TELA). AS PRIMEIRAS FORMAS DE PINTURA ERAM PIGMENTOS LIGADOS POR UMA COLA Á BASE DE AGUA - O MORDENTE - FEITA DE PELE ANIMAL. AS ALTERNATIVAS ERAM AS GOMAS E AS RESINAS DAS ÁRVORES, A CLARA E A GEMA DO OVO E A CERA DE ABELHA. DO SÉCULO XV AO SÉCULO XX A TÉCNICA DOMINANTE FOI O ÓLEO.
--------------

Técnica COLAGEM (collage)

A colagem é uma junção de determinados materiais - matéria impressa, bocados de tecido e até objectos sólidos - colocados num suporte para formar uma composição.
Os primeiros mestres nesta técnica foram Picasso e Braque que nas suas obras cubistas combinavam bocados de jornal e outros objectos com pintura.
O artista alemão Kurt Schwitters deu um grande alento á colagem, incorporando nas suas obras poéticas bilhetes de autocarro e todo o tipo de lixo.
Outros artistas famosos foram Max Ernst e Joseph Cornell que alargou a noção de colagem á construção de caixas tridimensionais. O que de inicio parecia novidade depressa foi aceite como uma forma de expressão artística respeitável.

Sleep for Yvonne Rainer - Robert Rauschenberg

Certa vez, ele disse: "Eu tentei sempre trazer a arte para o tempo-real, onde ele vai mudar por causa da presença de alguém." Assim, o sono de Yvonne Rainer ocupa o espaço bidimensional tradicional da pintura, mas também é performativo; o espectador é convidado a "coreografar" o trabalho, organizando os elementos móveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário