segunda-feira, 18 de agosto de 2014

"Leão a Descansar" -Rembrandt Van Rijn

"Leão a Descansar" -Rembrandt Van Rijn (1606-1669)

OS ARTISTAS SEMPRE GOSTARAM DE SE APROPRIAR, DE INVENTAR E DE COMBINAR NOVAS TÉCNICAS NA PROCURA DA EXPRESSÃO VISUAL, DESDE OS MATERIAIS MAIS RUDIMENTARES COMO CARVÃO, GIZ, MADEIRA E PEDRA, PARA PINTAR NA FORMA DE PIGMENTOS E AGLUTINANTES, À TECNOLOGIA CONTEMPORÂNEA DA EDIÇÃO DIGITAL.

O Desenho é a forma mais imediata da expressão artística. Antes do Renascimento raramente era valorizado como forma de arte, sendo visto como um desenho preparatório para uma obra feita com outra técnica. Ao chamar-lhe o "Arco de Triunfo" da pintura, Cennini (c.1371-1440) deu-lhe algum estatuto, mas os primeiros a explorar o desenho como técnica independente foram Leonardo da Vinci e Miguel Ângelo.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Técnica a Pena:
A pena desenvolveu-se como alternativa ao pincel para desenhar linhas controladas. A vantagem da tinta sobre os desenhos secos era a precisão e permanência da linha.
As tintas tinham diversas origens, das matérias à base de carvão fuliginoso (bistre), ás tintas de framboesas, de resina de carvalho, insectos, lulas e crustáceos.
As tintas solúveis na agua são mais susceptíveis a desaparecer do que as tintas á prova de agua, como a tinta da índia preparada com goma-laca.
A pena de aparo, foi durante anos a peça fundamental da arte gráfica e evoluiu para a caneta de molhar, caneta de feltro e caneta técnica.

A técnica do desenho á pena requer uma confiança extrema pois a permanência da tinta exclui engano.
Embora seja mais conhecido pelas suas obras de pintura, Rembrandt era um excepcional desenhador e um mestre na execução de registos rápidos a tinta.

"Leão a Descansar" -Rembrandt Van Rijn (1606-1669) , tinta s/papel, Paris: Louvre.

Sem comentários:

Enviar um comentário