quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A Natividade de Jesus - Andrei Rublev

A Natividade de Jesus - Andrei Rublev

02-PINTURAS...
TODAS AS PINTURAS REQUEREM UM AGLUTINANTE QUE LIGUE OS PIGMENTOS EM SUSPENSÃO E PERMITA UMA BOA APLICAÇÃO A SUPORTES PREPARADOS - MUROS, PAINÉIS DE MADEIRA, LINHO, PAPEL OU TECIDO ESTICADO (TELA). AS PRIMEIRAS FORMAS DE PINTURA ERAM PIGMENTOS LIGADOS POR UMA COLA Á BASE DE AGUA - O MORDENTE - FEITA DE PELE ANIMAL. AS ALTERNATIVAS ERAM AS GOMAS E AS RESINAS DAS ÁRVORES, A CLARA E A GEMA DO OVO E A CERA DE ABELHA. DO SÉCULO XV AO SÉCULO XX A TÉCNICA DOMINANTE FOI O ÓLEO.
-------------
Técnica TÊMPERA DE OVO
Os iluministas medievais usavam clara de ovo batida (o clarum ou glair) para iluminarem os manuscritos. Por outro lado, as pinturas sobre painéis de madeira usavam gema de ovo misturado com pigmento e agua - têmpera de ovo. Esta foi a principal técnica de pintura do óleo. Apesar de secar depressa, a construção das cores de uma pintura era demorada. Os painéis eram preparados através de camadas de gesso, uma mistura de cal e giz, para criar uma superfície macia. A pintura era aplicada sobre um desenho preparatório. As gradações da cor eram feitas devagar, através de uma serie de aplicações de tinta cuidadosamente justaposta.

Andrei Rublev (c. 1370-1430) é considerado o maior pintor russo de ícones, frescos e miniaturas para iluminuras. Há pouca informação sobre sua vida. Na arte de Rublev duas tradições se combinam: um profundo ascetismo e a harmonia clássica da arte Bizantinas. Os seus ícones materializaram o ideal deste tipo de arte. Rublev foi canonizado em 1988 pela Igreja Ortodoxa Russa.

A Natividade de Jesus - Andrei Rublev - A têmpera foi a técnica mais usada nos ícones bizantinos e russos medievais.

Sem comentários:

Enviar um comentário