segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Bailarinas Azuis - Edgar Degas

Bailarinas Azuis - Edgar Degas

OS ARTISTAS SEMPRE GOSTARAM DE SE APROPRIAR, DE INVENTAR E DE COMBINAR NOVAS TÉCNICAS NA PROCURA DA EXPRESSÃO VISUAL, DESDE OS MATERIAIS MAIS RUDIMENTARES COMO CARVÃO, GIZ, MADEIRA E PEDRA, PARA PINTAR NA FORMA DE PIGMENTOS E AGLUTINANTES, À TECNOLOGIA CONTEMPORÂNEA DA EDIÇÃO DIGITAL.

O Desenho é a forma mais imediata da expressão artística. Antes do Renascimento raramente era valorizado como forma de arte, sendo visto como um desenho preparatório para uma obra feita com outra técnica. Ao chamar-lhe o "Arco de Triunfo" da pintura, Cennini (c.1371-1440) deu-lhe algum estatuto, mas os primeiros a explorar o desenho como técnica independente foram Leonardo da Vinci e Miguel Ângelo.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

TÉCNICA GIZ e PASTEL
O giz branco começou a ser usado para dar luminosidade aos desenhos com outras técnicas e era muito eficaz em papeis de tom.
Pigmentos, como o oxido de ferro, eram adicionados ao giz para fazer o tom vermelho típico dos desenhos renascentistas. Hoje há gizes numa grande gama de cores.
Os pasteis, feitos de pigmentos de pó ligados com goma de tragacanto, tornaram-se populares no século XVIII.
Nos pasteis macios o pigmento passa para o papel com toque mais leve e pode ser misturado com a pintura para criar gradações de cores vibrantes e subtis.
Os pasteis de óleo ligados com uma maior concentração de goma, são mais adequados ao desenho.

Bailarinas Azuis - Edgar Degas - 1899, pastel s/papel, Moscovo: Museu Pushkin, Degas desenvolvia o desenho a carvão e depois aplicava camadas de pastel macio para criar uma mistura de cor muito vibrante. Outros peritos no pastel foram Mary Cassat,Odilon Redon, Picasso e R.B. Kitaj.

As bailarinas eram um dos temas favoritos de Degas e foram retratadas de diversas formas. No quadro Bailarinas em Azul, a característica marcante é a que faz parte do seu nome: os tons de azul. As cores usadas variam entre o turquesa, o azul escuro e o claro, obtidos através da mistura de tintas a óleo, guaches e pastéis.

Sem comentários:

Enviar um comentário