quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Os Retratos de Fayum

"Retrato de uma menina" - (retrato de um tumulo egipcio)

TODAS AS PINTURAS REQUEREM UM AGLUTINANTE QUE LIGUE OS PIGMENTOS EM SUSPENSÃO E PERMITA UMA BOA APLICAÇÃO A SUPORTES PREPARADOS - MUROS, PAINÉIS DE MADEIRA, LINHO, PAPEL OU TECIDO ESTICADO (TELA). AS PRIMEIRAS FORMAS DE PINTURA ERAM PIGMENTOS LIGADOS POR UMA COLA Á BASE DE AGUA - O MORDENTE - FEITA DE PELE ANIMAL. AS ALTERNATIVAS ERAM AS GOMAS E AS RESINAS DAS ÁRVORES, A CLARA E A GEMA DO OVO E A CERA DE ABELHA. DO SÉCULO XV AO SÉCULO XX A TÉCNICA DOMINANTE FOI O ÓLEO.
------------------------------ ------------- -------
Técnica: ENCÁUSTICA
A pintura a encáustica (cera) é uma técnica duradoura e foi uma das mais usadas no mundo Antigo, utilizada pelos Egípcios, Gregos e Romanos para pintar imagens sobre painéis e paredes. A palavra "encáustica" deriva do grego e significa "queimada". Os artistas aplicavam a pintura com pincéis e espátulas e depois passavam archotes acesos ao longo da superfície do mural para re-aquecer a cera, fazendo com que esta e o pigmento fossem permanentemente absorvidos na superfície de cal do muro. A cera também pode ser acrescentada à pintura a óleo para ajudar a separar áreas de cor claras, um processo muito usado por Van Gogh. Esta técnica antiga foi retomada na segunda metade do século XX por Jasper Johns (o pai da Pop Art) numa serie de imagens da bandeira norte-americana.

Os Retratos de Fayum (Fayyum, Faiyum ou Faium) é o termo moderno para um tipo de retrato realista pintado sobre madeira (carvalho, cedro ou cipreste) em múmias egípcias do Egipto romano.

"Retrato de uma menina" - (retrato de um túmulo egípcio)
Algumas das melhores encáusticas que restam são retratos de sarcófagos de século II DC.

Sem comentários:

Enviar um comentário