quarta-feira, 29 de junho de 2011

A decepção dos anjos (parte 10)

"Desolação"
Ensaio das tonalidades de azuis.

3 comentários:

  1. Muitíssimo bom, Leunam.

    Este tem aquela " porosidade" e " oxigénio" de que Te falei num comentário anterior.Nota 20 ? Não,muita mais valoração, este Trabalho está absolutamente Perfeito, não vejo nada que, do meu ponto de vista, suscite qualquer construtiva objecção.

    Vê-se que esmeraste muito a " fórmula" e conseguiste realmente mais uma Obra excepcional, de que imensamente gosto.

    O ponto é esse mesmo, não achas ? Agarrar a " fórmula" no ponto certo e depois é " só" replicá-la.

    O Modigliani é um exemplo muito claro dessa extraordinária capacidade de pegar na " fórmula" e reproduzi-la. Tudo nele é muito coerente, constante, consistente e belíssimo.

    Por alguma razão,considero que ele é um dos meus pintores preferidos.

    Mas há um outro tipo,estilo " bom pirata", que se vai revelar um caso muito sério no mundo da Arte:

    Um tal Leunam Max, já ouviste falar ? :)

    ResponderEliminar
  2. Bem, então consegui mais um. Cheguei a pensar que não irias gostar, mas afinal enganei-me! Neste "quase" não usei a textura plastificada que provoca mais relevo nos contornos, excepto nas figuras humanas e ligeiramente na estrada.
    O muito difícil acertar na tal "porosidade", ela é dificultada pelas tonalidades que idealizo e por isso os valores dos dados a introduzir nos plug-ins do programa nunca são os mesmos, é uma trabalheira que nem imaginas, mas que a mim me dá um prazer dos diabos:-)
    Cheguei mesmo a pensar se não estaria demasiada evidenciada a figura do lado direito, mas tudo isto já não interessa, o objectivo de dar uma ideia de "Desolação" com as tonalidades idealizadas num ambiente citadino onde a natureza é bela mas a humanidade sofre num ambiente quase caótico, mas ordenado com um céu mais aberto e multicor (talvez o tal oxigénio) parece-me que foi conseguido.

    Esmerei-me de facto na "formula", ao ponto de criar duas coisas novas que são no fundo uma evolução das experiências que tenho vindo a fazer com esta serie. Primeiro pintei toda os edifícios por partes e não de uma só vez como nas obras anteriores. Idealizei cada secção de pintura divido em quatro vezes a partir do centro amarelo e expandindo-se para a periferia da imagem, assim comecei com o Amarelo, seguindo-se as tonalidades rosas e violetas ate chegar aos azuis nas extremidades.
    A segunda inovação foi a estrada. Aqui atrevi-me a pintar toda essa zona com tonalidades que depois modifiquei ate conseguir aquelas que melhor se ajustavam ao ambiente da luz cromática, finalizando com uma textura rendilhada que depois "destruí" ou tirei-lhe a forma com o plug-in "CutOut"
    Desde o momento que me falaste em Modigliani que tenho idealizado nas minhas imagens tonalidades influenciadas nas obras pictóricas da sua amada, tonalidades essas que normalmente são quentes com excepção de uma obra ou outra de tons frios como por exemplo os azuis, neste meu trabalho tem um pouco das duas.

    E... fico-me por aqui que a carta ja vai longa:-)
    Fico sempre muito agradecido pelas tuas palavras e forte motivação que me dás, já não direi a continuar, pois essa força está interiorizada num imenso prazer a trabalhar a ideia, é antes as dicas valiosíssimas que me vais prestando.

    Leunam Max?!!! Acho que conheço, mas nunca ouvi falar:-)

    ResponderEliminar
  3. Já estás num nível muito alto de trabalho,mas também já deu para ver que tens todas as condições para reproduzires a " fórmula" de forma assaz perfeita.

    Neste Trabalho, gostei imenso dessa suavidade " aguarelada" que lhe conferiste.

    Está mesmo de grande gabarito.

    Grato eu por poder ter o privilégio de ir vendo esta tua belíssima Caminhada...

    ResponderEliminar