domingo, 26 de junho de 2011

A decepção dos anjos (parte 9)

Algumas mudanças na arquitectura e ensaio com as tonalidades do trabalho anterior (Parte 8)

7 comentários:

  1. Este Trabalho está em Perfeita Consonância com o anterior e alcançou o mesmo elevadíssimo plano de Concepção Estética, Artística e Técnica.

    Confesso-Te que gosto ainda mais daqueles que em que incluíste a dimensão humana, mas isso não significa que não ache esta Obra igualmente fascinante e adorável.

    Seja como for, algo de muito precioso já alcançaste:

    O superior manejo da " fórmula"

    O " resto" virá certamente com mais Caminho,se assim entenderes que deverá ser...

    ResponderEliminar
  2. Confesso-te que também gosto mais daqueles que incluem a dimensão humana, mas eu tinha de elaborar um (ou se calhar mais) sem a dimensão humana, mas ela de uma certa forma está presente porque quando construo os edifícios ou a cidade imagino que é a mão do homem:-)

    Ando a tentar idealizar um com tonalidades mais para os azuis e amarelos, mas ainda não consegui algo que me deixe satisfeito.

    Obrigado mais uma vez, tens sido uma peça muito importante na hora de construir a imagem, as dicas que me dás são-me valiosíssimas.

    ResponderEliminar
  3. Já imaginei uma série de Obras, similares a estas, que tens vindo a produzir, publicadas em livro e penso que daria uma edição maravilhosa e muito talentosa.

    Certamente que ainda terias um longo Caminho a percorrer, se essa for a Tua intenção.

    A Arte a um nível muito superior exige muito Trabalho e Perseverança.

    Mente Criativa, Talento Artístico e Aptidão Técnica para conseguires alcançar esse patamar tão exigente, não tenho a menor dúvida que tens.

    A questão está em saber se esta Caminhada Te cativa e se estás ou não disposto a essa Perseverança.

    Se sim, então estou seguro que irás chegar ao Topo da Montanha de Sísifo...

    ResponderEliminar
  4. A caminhada está a cativar-me cada vez mais, é como uma namorada pela qual estou a apaixonar-me. Não sei se tenho essa qualidade de firmeza ou de constância. Só sei que sinto dentro de mim um animo maior de tudo o que já fiz ate agora. Actualmente a minha preocupação é dar continuidade á reprodução da sequência a que lhe chamei de: "A decepção dos Anjos" Sei que não é perseverança, mas quero caminhar nesse sentido, e olha que isto já dá muito trabalho...;-)Mas é como te digo, estou a adorar. É um privilegio para qualquer pessoa poder criar e ter por detrás um excelente critico construtivo. "Um grande homem tem sempre por detrás uma grande mulher" não sei se é mesmo assim, mas comigo está a resultar ter-te como um verdadeiro incentivo. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. O grande Agostinho da Silva disse mais ou menos isto: " Um homem devia perguntar-se se está comendo, depois se está bebendo e finalmente se se está divertindo. Porque se comer e beber e não se divertir, comer e beber não lhe serve para nada".

    O que importa é que nos sintamos bem no Caminho bem duro da Arte.

    Se estás a adorar, óptimo. Que adores seja qual for a Estética a que Te dediques.

    A minha opinião já conheces, mas só a Tua escolha é que importa...:)

    ResponderEliminar
  6. Não resisti em vir aqui citar um texto do conhecido psicólogo Steve Pinker:


    Veja — A mente de um gênio é muito diferente da de uma pessoa comum?

    Pinker — As pessoas que chamamos de gênios talvez tenham alguma vantagem genética em comparação com os mortais comuns. Mas eu não sou romântico sobre esse assunto, não acredito que as grandes obras artísticas ou os
    maiores achados científicos surjam do nada, depois de um raio fulminante de inspiração. Para ser reconhecida como gênio, uma pessoa
    excepcionalmente dotada precisa desenvolver seu talento em pelo menos dez anos de treinamento obsessivo. Veja o caso de Mozart, cuja
    capacidade para tocar e compor manifestou-se muito cedo. Ainda assim, ele não produziu nada de valor duradouro antes de estudar por longos
    anos. Da mesma forma, é um erro imaginar que um intrincado problema matemático possa ser solucionado instantaneamente, a partir dos abismos do inconsciente. Ao investigar a correspondência e as anotações dos
    gênios, os historiadores invariavelmente descobrem que eles avançaram devagar para atingir seus objetivos. O momento de triunfo normalmente é apenas a modificação de uma idéia que eles estiveram ruminando no
    decorrer do tempo.

    ResponderEliminar
  7. Acho curioso ires buscar o Steven Pinker, pois ele é contrario ás tuas ideias sobre a Alma. Alguém lhe perguntou o que é a Alma? ao que ele respondeu: "Acho que é a actividade de processamento de informações no cérebro." Ao contrario de ti, o Pinker não acredita na vida depois da morte, ele diz que quando morremos é o fim: "No século 19, muitos cientistas sérios tentaram se comunicar com os mortos. Tenho de dizer que as experiências foram um fracasso." Mas percebo bem a mensagem que ele quer transmitir quando diz que:"Para ser reconhecida como génio, uma pessoa excepcionalmente dotada precisa desenvolver seu talento em pelo menos dez anos de treinamento obsessivo.." e que: "O momento de triunfo normalmente é apenas a modificação de uma ideia que eles estiveram ruminando no decorrer do tempo." No fundo é o que tu me tens transmitido nas tuas apreciações e critica ao meu trabalho... curioso afinal preciso de dez anos e não cinco como tu me tens vindo a dizer...;-) Estou a brincar. O Agostinho da Silva é que tem razão, se eu não me divertir, se não tiver prazer naquilo que faço que me adianta continuar a construir ou inventar no PhotoShop? Mas sim, eu divirto-me e alegro-me, alias, muitas vezes maravilho-me com os meus trabalhos já finalizados. Um abração.

    ResponderEliminar