domingo, 12 de junho de 2011

A decepção dos anjos (parte 5)

Novo ensaio sobre a cidade.
Nesta esmerei-me, realcei a cidade ate ao infinito de modo ordenado, mas caótico:-)
As figuras estão la, mas é como se não estivessem.
As tonalidades são uma mistura de fogo e penumbra, talvez um crepúsculo, pelo menos é assim que eu vejo.
No entanto, intriga-me este céu, parece-me uma abobada, mas não pude evitar, aquele efeito chamava por mim, queria que eu o desenvolvesse e eu fiz-lhe a vontade e dei rédeas á imaginação.
Espero que gostes, este foi feito a pensar em ti, meu bom amigo Gil.
PS: Livra-te de só dizer bem e não me apontares os defeitos.

8 comentários:

  1. Espectacular e impactante,embora fuja à tónica mais subtil do primeiro e do anterior dos Teus trabalhos, que, quanto a mim, são,de toda a série, os melhores e mais bem conseguidos. O primeiro e o anterior estão Trabalhos maravilhosamente perfeitos.O segundo apresenta apenas aquele aspecto das personagens do plano mais à direita, que,em minha opinião, desvaloriza um pouco a grandeza dessa Obra, a qual talvez necessite que baixes ligeiramente a luminosidade do lado esquerdo dos prédios, para que o equilíbrio de luz se faça nela totalmente evidenciar.Este mais recente Trabalho apresenta uma estupenda visão futurista, mas parece-me que deverias replicar mais Trabalhos como o 1º e o anterior, que estão absolutamente perfeitos e maravilhosos. Estou a ser um bocado niquento com as minhas apreciações mas é com bons propósitos. Desejo muito ver-Te a brilhar...

    ResponderEliminar
  2. Assim é que eu gosto, que me digas o que está a mais, ou despropositado, e etc e tal:-)O meu sincero obrigado, vou ter sempre em conta as linhas com que achas que devo costurar:-)

    ResponderEliminar
  3. A Estética é algo de muito discutível,pois cada um de nós tem as suas próprias preferências artísticas.Eu aprendi muito com Modigliani, para mim um dos maiores pintores de sempre. Nutriu um amor profundo pela sua mulher, Jeanne Hébuterne, que foi uma mulher lindíssima. No entanto, pintava-a constantemente de uma forma imensamente discreta e fugidia.Modigliani não quis enveredar por uma Estética de Exuberância, preferiu o Recato,a Singeleza e a Discrição. Por isso, gosto tanto de ver os Teus trabalhos quando sinto que também aprofundas essa dimensão artística tão difícil de obter.
    Qual será o Caminho da pós-modernidade ? Só poderá ser o da verdadeira modernidade,mas esta passa pela justa homenagem que o mundo dos artistas ainda deve a um Artista tão enorme como Modigliani...

    ResponderEliminar
  4. Ele pinta os retratos da sua amada de modo a sugerir mulheres diferentes, muito interessante sem duvida.
    Não conhecia o Amedeo Clemente Modigliani e a sua lindíssima esposa e amada Jeanne Hébuterne, mas demorei imenso tempo a beber da fonte das suas obras, impressionaram-me de facto.

    Obrigado mais uma vez.

    ResponderEliminar
  5. Como te disse,a Estética Artística é muito subjectiva e cada um de nós terá as suas naturais preferências.

    Mas,num mundo já tão repleto de tanta talentosa exuberância,a mim encantam-me sobremaneira os pictóricos da sobriedade.

    Modigliani é alguém que profundamente admiro pela forma silenciosa,subtil e superior como nos transmitiu o seu código de composição estilística.

    Afinal como poderia ele ser senão um grandioso esteta da alma quando, com a belíssima Jeanne Hébuterne, construiu uma das mais tocantes e dramáticas histórias de Amor ?...

    ResponderEliminar
  6. Estive a ler um pouco da biografia de cada um deles, ambos teem uma historia trágica, mas a da Jeanne ate me arrepiou. Daria um excelente romance para ler. Para alem disto era uma grande pintora, talvez tenham havido influencias pictóricas de parte a parte... daria um excelente filme! As suas obras simples são de grande encanto, de beleza e contemplante.

    ResponderEliminar
  7. http://www.youtube.com/watch?v=lCaCFrkx-ao

    ResponderEliminar
  8. Fiquei profundamente emocionado e ao mesmo tempo maravilhado, ate surpreendido com este pequeno filme da vida de Modigliani e a sua bela Jeanne.... Gostei mesmo muito Gil. Muito obrigado.

    ResponderEliminar