Ontem e vi esta Obra e fiquei sem palavras.Hoje, voltei a contemplá-la e digo-Te com a maior sinceridade: É uma Jóia.Um Trabalho infinitamente belo e de uma enorme intensidade emocional. Conceptual e tecnicamente perfeito. Não noto nada que me mereça qualquer reparo.A Perfeição é muito difícil de alcançar mas há raros momentos, como este, em que Deus e o Artista se conjugam na mesma pessoa.Esta é a fórmula do Teu Santo Graal e, se a desperdiçares,é como se deitasses o Divino que há em ti pela borda fora...
Meu querido Gil, obrigado pelas tuas palavras, tenho de ser sincero que aguardava com uma certa expectativa sobre o teu parecer, pensei ate que irias reparar num detalhe ou outro menos bem conseguido, mas não, surpreendeste-me mais uma vez e agora?... que grande responsabilidade me colocaste sobre os ombros:-)
O teu primeiro Trabalho desta série e este mais recente são excepcionais. Do melhor que Te vi fazer.Olha, eu dou-Te a minha opinião, que vale apenas o que vale,mas é esta: Se conseguires criar 20 obras como estas que Te referi,têm que Te fazer desfilar pela passadeira vermelha da merecida fama, porque criarias uma Obra para toda a vida. Já tens 2, faltam apenas 18. Olha para Modigliani ou para Van Gogh, só a título de exemplo. Todos os grandes artistas adoptam um método simples: replicam a fórmula que dá resultado. A tua fórmula sagrada está nesses dois Trabalhos de altíssimo gabarito e é fácil de descortinar:
1- Abertura delimitada pelos prédios; 2- Aproveitares o vazio da larga abertura de campo para, aqui e ali, ires colocando uma ou outra personagem, que pontue a dramatização em sentido similar ao que conseguiste com este Trabalho: " Miséria", " Solidão", Abandono" ou qualquer outra simbologia que entendas adequada. Não vai ser difícil conferires desse modo sentido emocional aos Teus Trabalhos, pois a fórmula é simples mas altamente profícua. Varia a ordenação do espaço entre os prédios e tenta manter a mesma similitude de tons e de arquitectura que conseguiste no primeiro trabalho e neste. Tenta não Te afastares da mesma similitude, também em termos de luminosidade.Se reparares em Modigliani, ele foi muito fiel à sua fórmula, depois limitou-se a replicá-la, com algumas variações. Van Gogh fez o mesmo.Todos os grandes artistas fizeram o mesmo. O segredo passa pela constância na abordagem de uma fórmula. Depois quando te chateares desta, tens mais mares para navegares. Mas esta é a fórmula do Teu Santo Graal e, repito, se a desperdiçares,é como se deitasses o Divino que há em Ti pela borda fora...
Era algo que eu não tinha fé por causa das distorções e padronizações que normalmente as pessoas fazem, como acontece por exemplo com o Taro e Astrologia. Agora percebo que é talvez uma questão subjectiva de interpretação, ou muito mais do que isso. De facto a numerologia chama-me atenção desde o momento que te conheci:-) E se reveres alguns dos meus trabalhos no Olhares, irás reparar que comento nos meus resumos a relação dos números mestres com o momento da inserção das obras no dito site e noutras obras és tu que fazes referencia á numerologia, seja na data ou na hora, estás sempre atento aos sinais;-) O significado destes não sei de cor, mas tenho uma cabula onde posso verificar e perceber o seu valor "Espiritual", é caso para dizer que os números e os homens andam sempre de mãos dadas.
Ora segundo a minha cabula:22,222, ou 22:22 é a sequência mais elevada de manifestação e criação sem a frustração, onde todas as palavras, pensamentos, acções e intenções germinarão, com ou sem chuva para ajudá-los a crescer. Saindo da vizinhança da Polaridade. O tempo move-se para a frente comigo ou sem mim. Ha algo muito curioso,existe um dado no texto que me diz para não ter alguém ou algo que me diga o que fazer;-) Também me diz para manter um padrão de sustenção na minha intenção, sabendo que o que plantei através das minhas (tuas) palavras, feitos e acções crescerá e florescerá de acordo com as intenções celestiais.
Muito obrigado. PS: As tuas dicas são a régua mestre para dar continuidade a esta serie.
Eu também penso que cada um de nós deve seguir a sua própria orientação, pois é esse acto singular que define a nossa liberdade de espírito e autonomia de pensamento. Tudo o que Te disse significa tão-sómente a minha opinião, nada mais. Se não a transmitisse nos termos em que o fiz, também nem seria eu nem seria Teu amigo. No fundo, imaginei-me com o Teu específico Talento a replicar esses grandiosos trabalhos que tens vindo a fazer, mas o Teu Caminho só a Ti te pertence. Porém, também é verdade que, quando um Artista cria, fica inevitavelmente sujeito ao julgamento avaliativo de quem vê as sua Obras.Há aqui duas liberdades que se cruzam e nem sempre confluem: a do Artista e a dos espectadores.Grande abraço...
Uma autêntica Obra de Arte. A Perfeição Absoluta...
ResponderEliminarDeste gosto, embora não seja um entendido em arte digital, este trabalho tem algo que atrai, ok vai em frente !!!
ResponderEliminarOntem e vi esta Obra e fiquei sem palavras.Hoje, voltei a contemplá-la e digo-Te com a maior sinceridade: É uma Jóia.Um Trabalho infinitamente belo e de uma enorme intensidade emocional. Conceptual e tecnicamente perfeito. Não noto nada que me mereça qualquer reparo.A Perfeição é muito difícil de alcançar mas há raros momentos, como este, em que Deus e o Artista se conjugam na mesma pessoa.Esta é a fórmula do Teu Santo Graal e, se a desperdiçares,é como se deitasses o Divino que há em ti pela borda fora...
ResponderEliminarMeu querido Gil, obrigado pelas tuas palavras, tenho de ser sincero que aguardava com uma certa expectativa sobre o teu parecer, pensei ate que irias reparar num detalhe ou outro menos bem conseguido, mas não, surpreendeste-me mais uma vez e agora?... que grande responsabilidade me colocaste sobre os ombros:-)
ResponderEliminarMeu amigo Mário, só o facto de gostares é para mim um feito enorme:-) Obrigado Mário.
ResponderEliminarO teu primeiro Trabalho desta série e este mais recente são excepcionais. Do melhor que Te vi fazer.Olha, eu dou-Te a minha opinião, que vale apenas o que vale,mas é esta:
ResponderEliminarSe conseguires criar 20 obras como estas que Te referi,têm que Te fazer desfilar pela passadeira vermelha da merecida fama, porque criarias uma Obra para toda a vida. Já tens 2, faltam apenas 18.
Olha para Modigliani ou para Van Gogh, só a título de exemplo. Todos os grandes artistas adoptam um método simples: replicam a fórmula que dá resultado. A tua fórmula sagrada está nesses dois Trabalhos de altíssimo gabarito e é fácil de descortinar:
1- Abertura delimitada pelos prédios;
2- Aproveitares o vazio da larga abertura de campo para, aqui e ali, ires colocando uma ou outra personagem, que pontue a dramatização em sentido similar ao que conseguiste com este Trabalho: " Miséria", " Solidão", Abandono" ou qualquer outra simbologia que entendas adequada.
Não vai ser difícil conferires desse modo sentido emocional aos Teus Trabalhos, pois a fórmula é simples mas altamente profícua.
Varia a ordenação do espaço entre os prédios e tenta manter a mesma similitude de tons e de arquitectura que conseguiste no primeiro trabalho e neste. Tenta não Te afastares da mesma similitude, também em termos de luminosidade.Se reparares em Modigliani, ele foi muito fiel à sua fórmula, depois limitou-se a replicá-la, com algumas variações.
Van Gogh fez o mesmo.Todos os grandes artistas fizeram o mesmo.
O segredo passa pela constância na abordagem de uma fórmula.
Depois quando te chateares desta, tens mais mares para navegares.
Mas esta é a fórmula do Teu Santo Graal e, repito, se a desperdiçares,é como se deitasses o Divino que há em Ti pela borda fora...
Já ouviste falar em números mestres ?
ResponderEliminarJá reparaste que editaste este ensaio às 22h22m?
Era algo que eu não tinha fé por causa das distorções e padronizações que normalmente as pessoas fazem, como acontece por exemplo com o Taro e Astrologia. Agora percebo que é talvez uma questão subjectiva de interpretação, ou muito mais do que isso. De facto a numerologia chama-me atenção desde o momento que te conheci:-) E se reveres alguns dos meus trabalhos no Olhares, irás reparar que comento nos meus resumos a relação dos números mestres com o momento da inserção das obras no dito site e noutras obras és tu que fazes referencia á numerologia, seja na data ou na hora, estás sempre atento aos sinais;-) O significado destes não sei de cor, mas tenho uma cabula onde posso verificar e perceber o seu valor "Espiritual", é caso para dizer que os números e os homens andam sempre de mãos dadas.
ResponderEliminarOra segundo a minha cabula:22,222, ou 22:22 é a sequência mais elevada de manifestação e criação sem a frustração, onde todas as palavras, pensamentos, acções e intenções germinarão, com ou sem chuva para ajudá-los a crescer. Saindo da vizinhança da Polaridade. O tempo move-se para a frente comigo ou sem mim.
Ha algo muito curioso,existe um dado no texto que me diz para não ter alguém ou algo que me diga o que fazer;-) Também me diz para manter um padrão de sustenção na minha intenção, sabendo que o que plantei através das minhas (tuas) palavras, feitos e acções crescerá e florescerá de acordo com as intenções celestiais.
Muito obrigado.
PS: As tuas dicas são a régua mestre para dar continuidade a esta serie.
Eu também penso que cada um de nós deve seguir a sua própria orientação, pois é esse acto singular que define a nossa liberdade de espírito e autonomia de pensamento. Tudo o que Te disse significa tão-sómente a minha opinião, nada mais. Se não a transmitisse nos termos em que o fiz, também nem seria eu nem seria Teu amigo. No fundo, imaginei-me com o Teu específico Talento a replicar esses grandiosos trabalhos que tens vindo a fazer, mas o Teu Caminho só a Ti te pertence.
ResponderEliminarPorém, também é verdade que, quando um Artista cria, fica inevitavelmente sujeito ao julgamento avaliativo de quem vê as sua Obras.Há aqui duas liberdades que se cruzam e nem sempre confluem: a do Artista e a dos espectadores.Grande abraço...