sexta-feira, 26 de abril de 2013

O Nascimento do Homem Novo


O Nascimento do Homem Novo

Elaborado por Leunam Max
--- ... ---
Ficha técnica:
Salvador Dali, Criança Geopolítica Observando o Nascimento do Homem Novo.
http://rogeografo.files.wordpress.com/2008/04/pic12.jpg

Paolo Pellegrin, Two girls bathing, 2009
http://galerieitalienne.com/art/artists-art/paolo-pellegrin.html
--- ... ---
Breve descrição sobre a ciência Geopolítica:
Geopolítica é uma disciplina das Ciências Humanas que mescla a Teoria Política à Geografia, considerando o papel político internacional que as nações desempenham em função de suas características geográficas — como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional, etc..
É o estudo da estratégia, da manipulação, da acção. Estuda o Estado enquanto organismo geográfico, ou seja, é o estudo da relação intrínseca entre a geografia e o poder. Método de análise que utiliza os conhecimentos da geografia física e humana para orientar a acção política do Estado.
O termo “Geopolítica” foi cunhado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén, no início do século XX, inspirado pela obra de Friedrich Ratzel, Politische Geographie (Geografia Política), de 1897. De acordo com Magnoli (1969), é a “ciência que concebe o Estado como um organismo geográfico ou como um fenómeno no espaço”.
--- ... ---
--Interpretação científica do quadro de Dali
--Muitas são as interpretações e discussões sobre a obra de Salvador Dalí. A imagem do quadro aqui retratado e intitulado: “Criança geopolítica assistindo ao nascimento do Homem Novo”, não é excepção. A interpretação mais consensual entre os críticos de arte, será a “demonstração do emergir do Novo Mundo, depois da derrota do fascismo - época da II Guerra Mundial” (Harris, 1995).

1 comentário: