terça-feira, 23 de abril de 2013

Dali, Dali, Dali...


Dom Salvador Dali, Ana Maria e Gala Eluard

Dom Salvador Dali, advogado e tabelião de Figueras, era um homem de personalidade forte que influenciou profundamente o filho pintor, em particular por despertar no jovem Dali uma intensa e eterna reação contra tudo que ele defendia.
.
A presença dominadora de Dom Salvador e o impotente ressentimento de Dali podem ser sentidos nesse e em outros estudos. Na infância, Dali se rebelava fazendo xixi na cama, tendo acessos de raiva e tirando más notas na escola. Mais tarde, deliberadamente, fracassou nos exames finais na escola de arte que frequentava deixando de receber as qualificações que lhe garantiriam um futuro ‘respeitável’. Depois de um total afastamento, entre 1929 e 1934, Dali e seu pai se reconciliaram, mas o relacionamento continuou difícil.

"Moça de pé na janela" A moça desta conhecida pintura é a irmã de Dali, Ana Maria, que posou para vários quadros no verão de 1925. Como em outras obras igualmente conhecidas, 'Moça sentada' e 'Mulher na janela em Figueras', ela aparece de costas, portanto não se vê rostos; uma excentricidade de Dalí, numa época em que foram dadas várias interpretações psicológicas. A anulação do elemento humano cria um efeito curiosamente em desacordo com o espírito de férias que a vista do rio, com sua luminosidade e clareza, sugere.

Ana Maria serviu de mãe para o irremediavelmente intratável e sexualmente tímido Dali, e foi na verdade o seu único modelo feminino até ele encontrar sua futura esposa Gala Eluard; Gala assumiu o papel de modelo exclusivo, conquistando a eterna inimizade de Ana Maria.
--------------------------------------------------------------------
Miscelânea de varias obras de Salvador Dali elaborado por Leunam Max

2 comentários:

  1. Embora prefira o teu anterior Trabalho, pelas razões que já enunciei, isso não significa que não considere esta tua outra obra verdadeiramente fulgurante.Técnica e artisticamente é impressionante.Gosto imenso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Gil... as tuas palavras são sempre muito importantes para mim. Grande Abraço.

      Eliminar