sexta-feira, 26 de abril de 2013

Os olhos do planeta louco

 Baseado num detalhe da obra: Spellbound de Salvador Dali
Elaborado por: Leunam Max

O Nascimento do Homem Novo


O Nascimento do Homem Novo

Elaborado por Leunam Max
--- ... ---
Ficha técnica:
Salvador Dali, Criança Geopolítica Observando o Nascimento do Homem Novo.
http://rogeografo.files.wordpress.com/2008/04/pic12.jpg

Paolo Pellegrin, Two girls bathing, 2009
http://galerieitalienne.com/art/artists-art/paolo-pellegrin.html
--- ... ---
Breve descrição sobre a ciência Geopolítica:
Geopolítica é uma disciplina das Ciências Humanas que mescla a Teoria Política à Geografia, considerando o papel político internacional que as nações desempenham em função de suas características geográficas — como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional, etc..
É o estudo da estratégia, da manipulação, da acção. Estuda o Estado enquanto organismo geográfico, ou seja, é o estudo da relação intrínseca entre a geografia e o poder. Método de análise que utiliza os conhecimentos da geografia física e humana para orientar a acção política do Estado.
O termo “Geopolítica” foi cunhado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén, no início do século XX, inspirado pela obra de Friedrich Ratzel, Politische Geographie (Geografia Política), de 1897. De acordo com Magnoli (1969), é a “ciência que concebe o Estado como um organismo geográfico ou como um fenómeno no espaço”.
--- ... ---
--Interpretação científica do quadro de Dali
--Muitas são as interpretações e discussões sobre a obra de Salvador Dalí. A imagem do quadro aqui retratado e intitulado: “Criança geopolítica assistindo ao nascimento do Homem Novo”, não é excepção. A interpretação mais consensual entre os críticos de arte, será a “demonstração do emergir do Novo Mundo, depois da derrota do fascismo - época da II Guerra Mundial” (Harris, 1995).

terça-feira, 23 de abril de 2013

Dali, Dali, Dali...


Dom Salvador Dali, Ana Maria e Gala Eluard

Dom Salvador Dali, advogado e tabelião de Figueras, era um homem de personalidade forte que influenciou profundamente o filho pintor, em particular por despertar no jovem Dali uma intensa e eterna reação contra tudo que ele defendia.
.
A presença dominadora de Dom Salvador e o impotente ressentimento de Dali podem ser sentidos nesse e em outros estudos. Na infância, Dali se rebelava fazendo xixi na cama, tendo acessos de raiva e tirando más notas na escola. Mais tarde, deliberadamente, fracassou nos exames finais na escola de arte que frequentava deixando de receber as qualificações que lhe garantiriam um futuro ‘respeitável’. Depois de um total afastamento, entre 1929 e 1934, Dali e seu pai se reconciliaram, mas o relacionamento continuou difícil.

"Moça de pé na janela" A moça desta conhecida pintura é a irmã de Dali, Ana Maria, que posou para vários quadros no verão de 1925. Como em outras obras igualmente conhecidas, 'Moça sentada' e 'Mulher na janela em Figueras', ela aparece de costas, portanto não se vê rostos; uma excentricidade de Dalí, numa época em que foram dadas várias interpretações psicológicas. A anulação do elemento humano cria um efeito curiosamente em desacordo com o espírito de férias que a vista do rio, com sua luminosidade e clareza, sugere.

Ana Maria serviu de mãe para o irremediavelmente intratável e sexualmente tímido Dali, e foi na verdade o seu único modelo feminino até ele encontrar sua futura esposa Gala Eluard; Gala assumiu o papel de modelo exclusivo, conquistando a eterna inimizade de Ana Maria.
--------------------------------------------------------------------
Miscelânea de varias obras de Salvador Dali elaborado por Leunam Max

sexta-feira, 19 de abril de 2013

DALI - Sono e Sonhos

Salvador Dalí recriou o tipo de cabeça grande e mole e o corpo inexistente que aparecia com tanta frequência nos seus quadros por volta de 1929. Sono e sonhos são, por excelência, o domínio do inconsciente e portanto de especial interesse para a psicanalistas e surrealistas.

A personificação do sono, está adequadamente perturbado e é necessariamente uma quantidade extraordinária de muletas para apoiar a cabeça e posicionar exactamente cada um dos traços. Muletas sempre foram a marca registada de Dalí, sugerindo a fragilidade das escoras em que a realidade se apoia, mas aqui nada parece estável e até o cachorro precisa de  ser sustentado. Tudo no quadro original, excepto a cabeça está banhado por uma luz pálida azulada, completamente a ideia de alienação do mundo, da luz e da racionalidade.

Neste quadro, para alem da colagem do próprio rosto alienado do Dali alterei também as tonalidades para Sepia para uma melhor fusão dos detalhes do rosto e dos famosos elefantes que ele tanto usou no seu "método critico paranóico" na década de 1929/1939.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

CORINGA

O Coringa (português brasileiro) ou Joker (português europeu) (em inglês: Joker, literalmente "piadista") é um dos maiores vilões dos quadrinhos da editora norte-americana DC Comics, arqui-inimigo de Batman. Foi criado por Bill Finger e Bob Kane a partir de uma sugestão de Jerry Robinson, aparecendo pela primeira vez na revista Batman #1 (1940). Ele é um psicótico com uma aparência similar a um palhaço ou a de um curinga das cartas de baralho, de cabelos verdes, pele branca e boca vermelha sempre sorridente, que constantemente desafia o Homem-Morcego lhe provocando grandes traumas como deixar paralítica a Batgirl Barbara Gordon e matar o Robin Jason Todd, além da esposa do Comissário Gordon.

elaborado por Leunam Max

sexta-feira, 12 de abril de 2013

concatenação de formas

Desconstrução e reconstrução  por Leunam Max da obra original de 
Salvador Dali, intitulada: Mercado de escravos com o busto de Voltaire desaparecendo.

"Afora o efeito de concatenação de formas, as obras de Dalí são conhecidas por imagens bizarras e oníricas, sendo referencias no movimento surrealista. É possível que as temáticas e a estética de suas telas tenham sido reflexo da esquizofrenia, da qual ele teria sido portador. Hoje, mais de 20 anos após sua morte, o pintor catalão tem a possibilidade de contribuir na avaliação da doença que ele muito provavelmente vivenciou"

Um dos quatro cavaleiros do apocalipse...

Descontrução da obra original:
"Daddy Longlegs of the Evening… Hope!, 1939." de Salvador Dali.

"Este é um trabalho que fica no limite entre os períodos de Dalí de Surrealismo e Classicismo. Cada um dos objetos no próprio trabalho é feito em detalhes impressionantes. O cenário está montado sobre uma planície apocalíptica. Porque Dalí destina este trabalho para ser um exame dos horrores da Segunda Guerra Mundial que já tinha começado a sério, Dalí enche a cena com referências alegóricas a esse evento."

http://onesurrealistaday.com/post/102951555/sunday-dali-daddy-longlegs-of-the-evening-hope
 

domingo, 7 de abril de 2013

Energia oculta

À uma energia que nos rodeia, seja ela divina ou não, pouco importa, o que interessa mesmo é que essa energia existe! — com Ana Costa Santos e Gustavo Penha e Leunam Max