segunda-feira, 28 de maio de 2012

A Menina vietnamita...


"A menina do Vietname"

"Em oito de junho de 1972, um avião norte-americano bombardeou a população de Trang Bang com napalm. Ali se encontrava Kim Phuc e sua família. A família de Kim havia se escondido em um templo Budista pensando que estariam à salvo, ledo engano, as bombas atingiram em cheio o templo.

Com sua roupa em chamas, a menina de nove anos corria em meio ao povo desesperado e no momento, que suas roupas tinham sido consumidas, o fotógrafo Nic Ut registrou a famosa imagem. Depois, Nic levou-a para um hospital onde ela permaneceu por durante 14 meses sendo submetida a 17 operações de enxerto de pele.

Qualquer um que vê essa fotografia, mesmo que menos sensível, poderá ver a profundidade do sofrimento, a desesperança, a dor humana na guerra, especialmente para as crianças.

Hoje em dia Pham Thi Kim Phuc está casada, com dois filhos e reside no Canadá onde preside a “Fundação Kim Phuc”, dedicada a ajudar as crianças vítimas da guerra e é embaixadora da UNESCO."

-------------------------------------------------------------------
foto original da menina do Vietname em:
http://folhadetucurui.blogspot.pt/2011/01/fotos-impressionantes-iii-menina-do.html

foto atual da Kim Phuc em:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNyIk_f8F4AeQSedzd82_v4zNpfroYp2LAgvNg8U7EIYxNgcQ3Usn8VcGwMorQGaO024bCo3qJ1oxQEqsyoZcykMphGPXD8IZylpihQ2gOAuvFqzm-kU-NoYtdL0kCnXZALjSWxQfuvNUl/s1600/kim_phuc.jpg

texto copiado de:
http://folhadetucurui.blogspot.pt/2011/01/fotos-impressionantes-iii-menina-do.html

2 comentários:

  1. Isto é muito bom. Gosto imenso, incluindo da moldura em estilo Polaroid.Gostava muito de Te ver fazer mais alguns similares neste formato. É mesmo muito bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Gil... tal como tu, também eu fico muito contente por gostares deste meu singelo trabalho. Porem não é nada fácil elaborar algo assim, se eu te contasse o processo de criação ate chegar a este resultado ficarias estupefacto :-) Posso tentar e com prazer ate, mas não tenho a certeza se conseguirei uma obra tão apelativa quanto esta. Forte Abraço.

      Eliminar