quinta-feira, 31 de maio de 2012

"Cegos pelo Ódio"

2ª edição

Em 19 de Novembro de 2005, um esquadrão da marinha dos EUA foi atingido por uma bomba na estrada em Haditha, na província iraquiana de Anbar, matando um soldado e ferindo gravemente outros dois. De acordo com civis, "em seguida, partiram para a violência, matando 24 pessoas." Eles incluíram um homem de 76 anos de idade numa cadeira de rodas e uma criança de três anos de idade. Foi um massacre. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

(Decidi editar de novo este trabalho. "Queimei" os tons brancos dos dedos e dos rostos das figuras com tonalidades rosa para ficarem em conformidade com a tonalidade da pele. Dei mais opacidade á "luminosidade" branca que para mim sugere mais o pó do que a luz para assim evitar a sugestiva sobre-exposição que se visualizava na 1ª edição, comentada e muito bem pelo meu amigo A.gil.)


Imagem original em:
http://www.garyyounge.com/wp-content/uploads/2011/12/O-DESESPERO1.jpg

Ver esta imagem no tamanho original:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDVvx3xvo5X8o2OFoZWy9Qa-AFastCjxTcswxtY-OHokFIhrTThQipdcf1jZOA-E8jbGav1ab69htaYES4WKgtdlVyJ_xL8hCEdfnlorbmIqgWNs80l9PN-Ib5br8XkKGgi_sOjb8ggv-f/s1600/desapego+001.jpg

quarta-feira, 30 de maio de 2012

"Primavera Árabe"


"Pelo menos 4 mil pessoas morreram na Síria desde o início das revoltas populares contra o presidente Bashar al-Assad, que está no poder há 11 anos.

Uma comissão da ONU revelou que o regime de Assad mandou torturar e matar milhares de pessoas, inclusive crianças. Segundo a investigação conduzida pela comissão, a Síria cometeu "crimes contra a humanidade " ao reprimir manifestantes.

A Síria, com mais de 22,5 milhões de habitantes, é palco da mais violenta repressão contra opositores ao regime entre os países da chamada "Primavera Árabe", que começou no final de 2010 quando um jovem tunisiano ateou fogo ao próprio corpo como forma de protesto às condições de vida no país do norte da África.

Desde então, quatro ditadores de países da região - Ben Ali, da Tunísia, Hosni Mubarak, do Egito, Muamar Kadafi, da Líbia, e Ali Abdullah Saleh, do Iêmen - foram depostos ou mortos. Assad, contudo, segue firme no poder, enquanto a população acusa o regime de uma brutal repressão."

fonte do texto em:
http://topicos.estadao.com.br/siria

fotografia original em: http://oloboeocordeiro.files.wordpress.com/2011/01/o-desespero.jpg

segunda-feira, 28 de maio de 2012

A Menina vietnamita...


"A menina do Vietname"

"Em oito de junho de 1972, um avião norte-americano bombardeou a população de Trang Bang com napalm. Ali se encontrava Kim Phuc e sua família. A família de Kim havia se escondido em um templo Budista pensando que estariam à salvo, ledo engano, as bombas atingiram em cheio o templo.

Com sua roupa em chamas, a menina de nove anos corria em meio ao povo desesperado e no momento, que suas roupas tinham sido consumidas, o fotógrafo Nic Ut registrou a famosa imagem. Depois, Nic levou-a para um hospital onde ela permaneceu por durante 14 meses sendo submetida a 17 operações de enxerto de pele.

Qualquer um que vê essa fotografia, mesmo que menos sensível, poderá ver a profundidade do sofrimento, a desesperança, a dor humana na guerra, especialmente para as crianças.

Hoje em dia Pham Thi Kim Phuc está casada, com dois filhos e reside no Canadá onde preside a “Fundação Kim Phuc”, dedicada a ajudar as crianças vítimas da guerra e é embaixadora da UNESCO."

-------------------------------------------------------------------
foto original da menina do Vietname em:
http://folhadetucurui.blogspot.pt/2011/01/fotos-impressionantes-iii-menina-do.html

foto atual da Kim Phuc em:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNyIk_f8F4AeQSedzd82_v4zNpfroYp2LAgvNg8U7EIYxNgcQ3Usn8VcGwMorQGaO024bCo3qJ1oxQEqsyoZcykMphGPXD8IZylpihQ2gOAuvFqzm-kU-NoYtdL0kCnXZALjSWxQfuvNUl/s1600/kim_phuc.jpg

texto copiado de:
http://folhadetucurui.blogspot.pt/2011/01/fotos-impressionantes-iii-menina-do.html

segunda-feira, 21 de maio de 2012

A Rainha do Cosmos.


Mais um trabalho elaborado com a duplicação de uma imagem, depois invertida na horizontalidade e com uma opacidade de 50 por cento, ou transformada em lighten para quem percebe de photoshop, movi-a no sentido transversal ate se ajustar a configuração que se vê nesta imagem.
Depois acentuei mais o rosto apenas para ficar mais evidente e ao meu gosto e escureci os azuis no plano de fundo da imagem apenas deixando ficar os do rosto.

Mas se quiserem experimentar a titulo de brincadeira, basta ir ao link que disponibilizo aqui:

 http://lh6.ggpht.com/-13_sMS2T2eU/TZL7-usdYpI/AAAAAAAAAaQ/Mpq-mG73Jg8/imagem_2009_07_07a.jpg

...e fazerem a experiência.
Se não tiverem percebido como se faz, enviem-me por email as vossas questões para eu explicar melhor. Espero que apreciem quanto eu.

Espaço Interior


Construções de rostos na Imagem elaborada a partir da original em:
http://www.spacetelescope.org/static/archives/images/medium/heic0601a.jpg

Processo da construção
Pegue na imagem original e duplique.
inverta no sentido horizontal e transforme a layer para Light.
Agora é só deslizar a imagem para ambos os lados e descobrir os rostos que se encontram do centro desta imagem para a margem esquerda.
Do centro da imagem para a margem direita é parte onde eu idealizo ou invento rostos a partir daquilo que vejo na margem esquerda... perceberam? :-)))
 
Espero que apreciem quanto eu.

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQ9M0vHCeasn1q_c-l1dOuWRRp_6j6IPGpGzx1egMrbHqPyqx0ssd59zJGGTbohbLyuQOkIojhUoOOU_DCU1lgboSCrBWZQ5_3FRrjF_ULCpSWbW4rHvsL9b3EolmgDnQ5n_b9g0Q-EdSo/s1600/Silicon+sound+-+Inner+space+001.jpg

quinta-feira, 17 de maio de 2012

O Medo da Guerra.

O mundo está em guerra. 
Desde o dia 11 de Setembro muitas pessoas vivem a insegurança e o medo do que pode vir pela frente. Primeiro foram os ataques terroristas usando aviões como armas. 
Agora são vírus e bactérias que são espalhados, mostrando que a segurança do homem não é nada diante da maldade dos terroristas. 
Nestes dias de insegurança, muitos tem se voltado para as religiões, em busca de alguma resposta para o que está acontecendo. E como não poderia deixar de ser, muitos tem se aproveitado da situação para levar mensagens sensacionalistas, tentando assim tirar proveito das pessoas que aceitam tudo o que se diz. 
Outros mostram o tamanho da insegurança que tem com relação ao seu futuro: 
É o medo... Da guerra... Dos vírus e bactérias... Das bombas... Dos terroristas... Do futuro... Da morte... 
 
Autor: Pr. Paulo César Ramalho.

terça-feira, 15 de maio de 2012

A Formiga Cosmica


Aconteceu-me á dias, estava uma noite quente com um céu estrelado.
Eu passeava descalço na areia da praia de Matosinhos, junto ao mar.
Sentei-me e contemplei as estrelas demoradamente enquanto fumava o meu charuto.
De repente o céu começou a ficar com formas esquisitas de uma espécie de fumo!
Será do meu charuto?... interrogava-me eu.
Foi então que do interior desse fumo surgiu um bicho estranho, curiosamente não me assustei, pelo contrario o bicho transmitia-me serenidade.
Foi então que ele falou: Não tenhas medo, eu sou a formiga cósmica e vim visitar-te...

....TRRRRRRRRRrrrrrrrrrrrrrrriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmm
Ora bolas, estava a sonhar e agora tenho de me levantar da cama para ir trabalhar.


Construção da formiga
com peças mecânicas tais como escapes de moto, grelhas metálicas de automóveis e etc.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

"O Historiador Intergalatico"


“Suponha-se que um dia, após uma guerra nuclear, um historiador intergaláctico pouse em um planeta então morto para inquirir sobre as causas da pequena e remota catástrofe registada pelos sensores de sua galáxia.” Eric J. Hobsbawm.

Foi difícil decidir-me por um titulo. Antes de editar esta imagem pensei em algumas opções: "O Historiador Intergaláctico","Um visitante Intergaláctico", "O visitante galáctico", "Um visitante de outro universo"  ou "O extraterrestre que veio para ficar" Finalmente decidi-me por: "O Historiador Intergaláctico", não um historiador comum, ou aquele que está de passagem. Mas como um historiador que vem de outro mundo e chega com vontade de ficar.

domingo, 13 de maio de 2012

Levado ao Desespero

Levada ao desespero

O desespero, levado ao extremo, circunvale-se a si próprio - por assim dizer - e se transforma em uma espécie de esperança ardente e fecunda.

(Thomas Carlyle)

colagem de duas fotos,uma minha e outra encontrada na net
 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

O Nascimento de Vénus.


Interpretação livre da obra original:
"Lifting the Skin of the Mediterranean Sea to Show Gala the Birth of Venus" 
 Salvador Dali.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Menez Revisitada!

Menez Revisitada!

Hoje, por casualidade, descobri a pintora portuguesa Menez no blogue de um amigo meu no qual lhe são dirigidas dedicatórias com exposições de algumas das suas obras.

Fiquei em pulgas, e como gosto muito de adulterar as imagens para tentar criar personagens onde a maior parte das vezes elas não existem nas obras originais, ou melhor, existirem ate existem, mas estão de forma oculta, só mesmo com as movimentações da imagem no sentido transversal, de rotação e inversão é que as descubro. Foi deste modo que criei estas aberrações :-)

Sobre a pintora:
"Menez (Maria Inês Ribeiro da Fonseca) (Lisboa 1926 — 1995), teve uma infância cosmopolita, tendo vivido em Buenos Aires, Estocolmo, Paris, Suíça, Washington, DC, Roma, Londres e Lisboa.

Nunca frequentou qualquer escola de arte, tendo começado a pintar por iniciativa própria aos 26 anos. Em 1954 realizou a sua primeira exposição individual, de óleos e guaches.

A crítica de então atribuía a Menez a autoria fundadora do expressionismo lírico e abstracto de influência francesa em Portugal.

Em 1960, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, em Londres, e também entre 1965 e 1969. Expôs na II Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian (1961), ganhando o segundo Prémio de Pintura. Em 1990 é-lhe atribuído o Prémio Pessoa." fonte wikipedia.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

O Grito


"escrever com o próprio sangue é levar à letra a pulsão. confirmar o sumo é menos doloroso que oprimi-lo. é um grito."

Fátima Sapetiveoatl Vale

Fotos originais da peça: "lesões incompatíveis com a vida" da autoria de: Ana Almeida Santos, em:
http://www.spabilados.net/wp-content/gallery/lesoes-no-olimpo/img_3479.jpg
http://www.spabilados.net/wp-content/gallery/lesoes-no-olimpo/img_3515.jpg — em Olimpo (Bar Café).
 
Imagem de fundo: Pieter Schoubroeck, Burning Troy, 1570/1607