quarta-feira, 11 de maio de 2011

CRISTO

QUANDO EU NASCI, SENHOR!, JÁ TU LÁ ESTAVAS,
CRUCIFICADO, LÍVIDO, ESQUECIDO.
NÃO RESPONDESTE, POIS, AO MEU GEMIDO,
QUE HÁ MUITO TEMPO JÁ QUE NÃO FALAVAS...

REDEMOINHAVAM, LONGE, AS TURBAS BRAVAS,
ALEVANTANDO AO AR FUMO E ALARIDO.
E A TUA BENTA CRUZ DE DEUS VENCIDO,
QUIS EU ERGUÊ-LA EM MINHAS MÃOS ESCRAVAS!

A TURBA VEIO ENTÃO, SEGUIU-ME OS RASTROS;
E RIU-SE, E EU NEM SEQUER FUI AÇOITADO,
E DOS BRAÇOS DA CRUZ FIZERAM MASTROS...

SENHOR! EIS-ME VENCIDO E TOLERADO:
RESTA-ME ABRIR OS BRAÇOS A TEU LADO,
E APODRECER CONTIGO À LUZ DOS ASTROS!


José Régio (1901-1969). POEMAS DE DEUS E DO DIABO.
PS; clique no titulo

11 comentários:

  1. Para mim, é o Teu melhor Trabalho, até ao momento.
    Lanço-Te um desafio: vês se descobres porque razão tirei essa conclusão.
    Imagina-Te como se fosses eu e tenta descortinar porque assim senti.
    Mais do que Magistral:uma Obra de Arte.

    ResponderEliminar
  2. Não é fácil sentir como tu sendo eu o autor da imagem, ainda se não o fosse, ainda assim não é tarefa fácil... Mas aceitei o desafio apesar de saber que irei errar 99,9% naquilo que vou transmitir. A primeira coisa que pensei foi na qualidade da imagem, mas não suficiente para ser mais que "magistral".Depois veio-me á memoria a simbiose poema/imagem, cujo poema a mim me diz muito, mas como desconheces essa faceta da minha vida ( foi com o nal que compus este tema musical, eu na viola e a cantar enquanto ele tocava nas congas e fazia vozes comigo) por isso não será a tua dica para ser uma: "obra de arte". Pensei também no meu novo look para o perfil onde apareço com uma cruz ao peito e os teus pensamentos estejam relacionados entre essa cruz e esta a da imagetica. É difícil sentir como tu pensas e olhas, mais ainda, saber aquilo que só tu vês.

    ResponderEliminar
  3. Então aqui vai:

    Nas imagens, aquilo que hoje mais me cativa é a melhor Harmonia entre o Conceito e a Imagética. E também a sua Simplicidade, embora esta noção seja muito equívoca.

    Como o Eugénio de Andrade disse, numa entrevista, quando perguntado sobre o que ainda buscava no aperfeiçoamento da sua poesia, ele respondeu: " conseguir desadjectivá-la o mais possível".

    Eu gosto imenso da Poesia e da Música dos " grandes espaços" e isso também é válido para a temática da " Poesia Visual", que as imagens,fotografica ou digitalmente compostas,igualmente possibilitam.

    Nese Teu Trabalho, está tudo o que eu amo no Conceito das imagens: perfeito equilíbrio da composição e um aprimorado bom gosto estético.

    Na Cruz, está o aparente Vazio. Ao fundo, a representação simbólica da Humanidade. Tudo conjugado de forma " simples" e muito impressiva. Não poderia ser melhor.

    Tecnicamente, uma " costura" impecável e o monocratismo só destaca o refinado bom gosto estético de toda a composição.

    Apenas um ligeiro reparo:no plano mais ao fundo, há uma linha a preto, junto a um dos morros mais à esquerda, que me conseguiu desviar a atenção do conjunto global. Pode ser mera impressão minha, mas ficou a mexer-me com a visualização. Parece-me que falta ali um toquezinho qualquer mas não sei explicar porquê. Fora esse ligeiríssimo reparo,é para mim, até ao momento, o Teu melhor Trabalho...

    ResponderEliminar
  4. "Na Cruz, está o aparente Vazio. Ao fundo, a representação simbólica da Humanidade." Foi exactamente essa a impressão que fiquei depois da obra finalizada, mas na altura própria não consegui explicar por palavras. Ainda bem que o fizeste. Quanto ao reparo, sabes que nem tinha reparado nesse detalhe? Na altura da costura era mais uma montanha, mas depois com a aplicação da mascara das tonalidades cinzentas aquilo escapou-me, estava tão habituado a ver aquela silhueta que nem me apercebi que está la a mais ou no mínimo deveria estar com a mesma tonalidade das restantes montanhas. JÁ agora ate desvendo que utilizei o Terragen para criar de raiz o ambiente da natureza e do céu com nuvens e sol á mistura, portanto não existe paisagem igual a esta. Muito agradecido pelas valiosíssimas dicas que me deste, por seres na medida do que te é possível um seguidor frequente e motivador dos meus trabalhos de arte digital.

    ResponderEliminar
  5. Sabes que não sou um entendido, mas gostei muito deste trabalho, e não escrevo para ser simpático
    já sabes que se pensasse o contrário tambem tu dizia, repara que é a 1ª vez que comento um trabalho teu, portanto parabéns gostei muito!!!!

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado Mário. É a primeira vez que comentas de facto, mas vens cá algumas vezes, que eu sei;-)

    ResponderEliminar
  7. Achei muito interessante a ideia do Making Of sugerida por um olheiro, apeteceu-me responder-lhe que no olhares não me é possível editar em imagem e som o processo de produção deste trabalho, mas como normalmente é comum fazer um "Making of" em casos de grande produções da industria cinematográfica, fica a sugestão, quem sabe um dia eu produza um Making of de um sonho realizado... MAs decidi não responder a ninguém, tanto nesta obra como na anterior onde estou careca... enfim, apeteceu-me escrever a ideia que pairava na minha mente e que tinha de a descarregar em algum lugar.

    ResponderEliminar
  8. Este Trabalho grandioso prima por um aspecto que me parece essencial: O Silêncio que se encontra associado às personagens do plano de fundo. Já uma vez tinhas conseguido isso num outro Trabalho,de que muito gostei.Esta é também, e em dose superlativa,uma Obra muito bela e tocante, emocionalmente muito forte e poética.Muitos parabéns...

    ResponderEliminar
  9. Agora fiquei curioso, se não te importares e se puderes diz-me qual é o outro...:-) Obrigado Gil.

    ResponderEliminar
  10. O outro é o " Miseráveis", que considero mais um dos Teus melhores. Já na altura me tinha cativado o Silêncio e o Sentido de Dignidade das personagens.

    Neste " Cristo" conseguiste voltar a transmitir esses sentimentos:O mesmo tocante Silêncio e o mesmo Sentido de Dignidade das personagens do 2ª plano

    Aqui está o grande Mistério de uma Obra de Arte: quando os elementos pictóricos se conjugam de uma forma tecnicamente perfeita e a Obra se torna profundamente sentimental e emocional.

    " Cristo " e os " Miseráveis" estão ao nível dos Teus melhores Trabalhos e ao nível do melhor que tenho visto em Arte Digital.

    E não Te digo isto para ser agradável mas porque sinto inteiramente justo...

    ResponderEliminar
  11. Eu só queria ter a certeza que a minha intuição estava certa. Foi exactamente o que eu pensei. Ate porque de facto deixaste transpareceres essa tua ideia sobre os "miseráveis" nos comentários que teceste em torno da obra.
    PS: acho que agora percebo melhor o "silencio" que me queres transmitir. Sou sincero dizendo-te que não tinha visto as duas obras dessa maneira.

    Muito Obrigado pelas valiosíssimas dicas.

    ResponderEliminar