terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

João Paulo II do escultor português André Alves

Esta estátua é da autoria do escultor português André Alves. A estátua foi benzida pelo bispo timorense Ximenes Belo e foi inaugurada a 12 de Outubro de 2007, como comemoração da visita do Papa à cidade de Dili no dia 12 de Outubro de 1989, e foi colocada onde, no mesmo dia, João Paulo II celebrou a missa para 150 mil pessoas.
-...-

Decorria o ano 2007 quando eu me deparei pela primeira vez no Porto de Leixões com esta estátua que tem aproximadamente 7 metros de altura e pesa cerca de 12,5 toneladas do Papa João Paulo II e da autoria do escultor português André Alves, preparada para ser embarcada num navio com destino a Timor. Esta estátua é uma homenagem ao Papa, muito acarinhado pelo povo timorense, dado o seu apoio ao país durante a ocupação indonésia. Está localizada em Taci Tolu, localidade a cerca de 8km de Dili. (nesta altura não conhecia o seu destino).

Fui buscar a maquina fotográfica ao carro e de seguida saquei algumas fotos com perspectivas diferentes para depois seleccionar a ideal para uma construção em photoshop.
Depois de realizada a ideia de colar a escultura do papa sobre o planeta Terra (imagem copiada com Print sobre o Google Earth), editei-a  no site Olhares em 2007-12-08, ás 00:35:23, intitulando-a: "Papa João Paulo II" e assim la tem estado desde então.

Acontece que, e aqui não sei precisar bem por preguiça de ir aos meus arquivos do Gmail, por volta dos finais do ano 2010 ou inícios do ano 2011 recebi um email da organização responsável pelo Santuário de Fátima cujo assunto era a pedirem o meu consentimento para usarem a imagem editada no Olhares.com, no evento da beatificação do João Paulo nesse ano de 2011.
É claro que dei o meu consentimento e ate fiz mais, uma delas foi enviar uma copia do original...
Vim a saber mais tarde que a imagem surgiu como capa dos bilhetes, isto foi-me informado pela organização noutro email.

Papa João Paulo II
site: Olhares.com de Leunam Max
http://olhares.sapo.pt/papa-joao-paulo-ii-foto1629353.html#