domingo, 19 de maio de 2013

AGOSTINHO COM A LANTERNA NA MÃO À PROCURA DO "VERDADEIRO HOMEM" NUM MERCADO ANIMADO.


AGOSTINHO COM A LANTERNA NA MÃO À PROCURA DO "VERDADEIRO HOMEM" NUM MERCADO ANIMADO.

Titulo original: Diogenes with his lantern, searching for human beings in a lively marketplace.

Diógenes é assinalado, em muitas histórias da filosofia, como o filósofo que desprezou ostensivamente os poderosos e as convenções sociais. Nasceu em Sínope.
Foi discípulo de Antístenes (c.444-365 a.C.), fundador da filosofia cínica. Como todos os cínicos desprezava as ideias gerais e as convenções sociais, negando a possibilidade da própria ciência.
Diógenes ficou associado a diversos episódios que exprimem as suas ideias éticas, as únicas a que dava verdadeira importância. A única forma de vida aceitável seria a conforme à natureza, tudo o mais não passava de vento.

Conta-se que Alexandre da Macedónia, o grande imperador da antiguidade, ao encontrá-lo lhe teria perguntado o que mais desejava. Acontece que devido à posição em que se encontrava, Alexandre, fazia-lhe sombra. Diógenes, então olhando para o sol afirmou: "Não me tires o que não me podes dar!". Levando ao extremo esta atitude de desprezo pelas convenções sociais, Diógenes, tinha como casa um barril e vestia-se de trapos. Deambulava pela cidade com um lamparina acesa, mesmo de dia, afirmando a quem o interrogava que procurava "um verdadeiro homem". Aquele que vivia de acordo com a natureza.
-------------------------------------------------

-----------------------------------------------
Colagem de Leunam Max com três imagens: duas versões do mesmo tema de Jacob Jordaens e o rosto do ator Agostinho Magalhães fotografado por Nuno Janeiro.
------------------------------------------------
Jacob Jordaens (Antuérpia, 19 de Maio de 1593 — Antuérpia, 18 de Outubro de 1678) foi um pintor flamengo barroco belga do século XVII, foi um dos principais membros junto a Peter Paul Rubens e Anthony van Dyck da Escola de Antuérpia1 .
---------------------------------------------
Agostinho Magalhães:
http://www.facebook.com/agostinho.magalhaes
--------------------------------------------
— com Agostinho Magalhães.

terça-feira, 7 de maio de 2013

HISTORIAL Terça Feira, 7 de Maio de 2013

 Obrigado a todos que me visitam, 
sem a vossa presença isto não seria possível.

- . . . -

Visualizações de páginas de hoje-13

Visualizações de página de ontem-28

Visualizações de páginas no último mês-707

Histórico total de visualizações de páginas-19.143

domingo, 5 de maio de 2013

Androgynos

 


Conceito de androginia humana

O andrógino é aquele(a) que tem características físicas e, em aditivo, as comportamentais de ambos os sexos. Assim sendo, torna-se difícil definir a que gênero pertence uma pessoa andrógina apenas por sua aparência.

Andróginos que prezam por sua androginia normente utilizam de adereços femininos, no caso de homens, ou masculinos, no caso de mulheres, para ressaltar a dualidade. Dado isso, tende-se a pressupor que os andróginos sejam invariavelmente homossexuais ou bissexuais, o que não é verdade, uma vez que a androginia ou é um caráter do comportamento e da aparência individual de uma pessoa ou mesmo sua condição sexual psicológica, nada tendo a ver com a orientação sexual (ou identificação sexual), ou seja a atração erótica por determinado parceiro. Desse modo, pessoas andróginas podem se identificar como homossexuais, heterossexuais, bissexuais, assexuais, ou, ainda, pansexuais.

Na mitologia

Andrógino é, também, segundo o livro "O Banquete", de Platão, uma criatura mítica proto-humana. No livro, o comediógrafo Aristófanes descreve como haveria surgido os diferentes sexos. Havia antes três seres: Andros, Gynos e Androgynos, sendo Andros entidade masculina composta de oito membros e duas cabeças, ambas masculinas, Gynos entidade feminina mas com características semelhantes, e Androgynos composto por metade masculina, metade feminina. Eles não estavam agradando os deuses, que os resolveu separar em dois, para que se tornassem menos poderosos. Seccionado Andros, originaram-se dois homens, que apesar de terem seus corpos agora separados, tinham suas almas ligadas, por isso ainda eram atraídos um por o outro. O mesmo ocorre com os outros dois. Andros deu origem aos homens homossexuais, Gynos às lésbicas e Androgynos aos heterossexuais. Segundo Aristófanes, seriam então dividos aos terços os heterossexuais e homossexuais.

fonte wikipedia
elaborado por Leunam Max

sexta-feira, 3 de maio de 2013